Continua em cartaz a exposição “Francisco Camacho – 1982/2022 – À volta da dança: rastos e presenças”

04 Feb 2023


Francisco Camacho – 1982/2022 – À volta da dança: rastos e presenças

Inaugurada no dia 15 dezembro, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, a exposição “Francisco Camacho – 1982/2022 – À volta da dança: rastos e presenças”, fica em cartaz até 21 de maio de 2023.

A exposição é uma retrospetiva sobre o percurso de 40 anos deste coreógrafo e bailarino e uma oportunidade de conhecer melhor a história da dança portuguesa, sendo Francisco Camacho um dos protagonistas do movimento da dança contemporânea que teve início no final da década de 80 em Portugal. A exposição é traçada a partir de uma linha cronológica que vai desde os primeiros passos deste criador até à atualidade. Acompanha esta linha um conjunto de fotografias, programas, postais, cartazes, textos e documentos, evocando diferentes aspetos artísticos e profissionais; assim como alguns objetos de índole diversificada que estabelecem um diálogo entre o seu plano pessoal e público.

Estão também presentes elementos de cenários e figurinos, sinalizando características recorrentes na sua visão artística. Uma seleção de fotografias em escala maior procura evidenciar linhas de força que se podem identificar ao longo das suas diferentes fases de criação. Convivem peças de grupo, duetos e solos, em imagens de corpos que viajam, que se exilam, que se encontram na iminência da catástrofe, que se ocultam, que respiram a sua sexualidade e desafiam categorias de género, que afirmam despudoradamente as marcas do tempo que neles se inscreveram.
A exposição terá um programa de atividades complementares que inclui visitas guiadas com convidados e intervenções artísticas, interagindo com o Festival Cumplicidades do próximo ano, organizado pela EIRA, a estrutura artística que Francisco Camacho dirige.

 

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA
HORÁRIO: terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h (últimas entradas às 12h30 e às 17h30)
MORADA: Estrada do Lumiar, 10, 1600-495 Lisboa
TEL. 21 756 74 10/19
www.facebook.com/MuseuNacionalTeatroEDanca
www.instagram.com/mnteatroedadanca/

Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com a nossa política de privacidade.
aceito