After the Frame

Francisco Camacho

A obra de Jeff Wall surgiu pela primeira vez no universo criativo do coreógrafo Francisco Camacho quando este se inspirou na fotografia A Sudden Gust of Wind (after Hokusai), de 1993, para criar o emblemático espetáculo Gust, em 1997.
Concebida especificamente para o contexto da exposição Jeff Wall – Time Stands Still. Fotografias, 1980–2023 no MAAT, Camacho propõe uma nova incursão coreográfica, agora acompanhado por Beatriz Valentim, João Oliveira e Sofia Kafol, que dançaram na remontagem intitulada GUST9723, apresentada em 2023.
A proposta desenvolve-se num percurso pelos espaços expositivos, estabelecendo um diálogo com as obras presentes, mas também integrando elementos de outras imagens não incluídas na mostra. O conjunto de intérpretes reapropria-se do vocabulário de movimento desenvolvido por Camacho e evoca a icónica fotografia de Jeff Wall que originalmente motivou a criação.
Os corpos sobressaltam-se, ajustam-se, encontram-se e desencontram-se. Reagem a impulsos exteriores, num ambiente onde o perigo espreita, onde há suspeita e a iminência de uma possível irrupção de violência.

Ficha Técnica


Direcção Artística Francisco Camacho
Co-criação e Interpretação Beatriz Valentim, Francisco Camacho, João Oliveira, Sofia Kafol
Sonoplastia Sérgio Delgado
Direcção de Produção Lucinda Gomes
Produção Executiva e Gestão Administrativa Teresa de Brito
Produção Executiva Sofia Freitas
Co-produção EIRA e MAAT
Agradecimentos Jeff Wall, Teatro da Garagem, Diego Lasio
A Eira é uma estrutura financiada por Governo de Portugal/Ministério da Cultura, Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com a nossa política de privacidade.
aceito