Livro “O REI NO EXÍLIO: GÉNESE E TRANSFORMAÇÃO DE UM SOLO (1990-2025)”
Francisco Camacho
Francisco Camacho – reconhecido internacionalmente como um dos protagonistas do movimento da dança contemporânea portuguesa – publica o livro “O REI NO EXÍLIO: GÉNESE E TRANSFORMAÇÃO DE UM SOLO (1990-2025)”, onde faz um testemunho, na primeira pessoa, sobre a criação da obra que o projetou no mundo da dança a nível nacional e internacional. Segundo Ezequiel Santos, que assina o prefácio da obra, é «um testemunho vibrante, generoso e humano em torno do(s) processo(s) criativo(s) que redundaram na produção desse objeto excelentíssimo.»
O livro relata o nascimento da obra estreada em 1991 no Festival Klapstuk, no âmbito do programa Europália Portugal; o processo de realização do filme de Bruno de Almeida sobre esta peça para a RTP, em 1992; e a sua transformação – ou remake – ocorrida em 2013 para ser estreada no Uruguai. A obra, além de ser uma retrospectiva sobre o trabalho do bailarino e coreógrafo, disponibiliza um olhar documental sobre um processo criativo em artes performativas. Revela o trabalho diário de criação de uma coreografia até ao momento em que se torna um espetáculo. “O Rei no Exílio: Génese e transformação de um solo (1990-2025)” regista, pela primeira vez em livro, imagens dos cadernos de anotações e de objetos pessoais relevantes que acompanharam Francisco Camacho nesta criação.
O lançamento da obra será no dia 3 de dezembro, no Clube Estefânia – Espaço Escola de Mulheres, antecedido pela exibição do filme “O Rei no Exílio”, de Bruno de Almeida, e a apresentação do espetáculo “O Rei no Exílio – Remake”.
Ficha Técnica
Conceção do Projeto EIRA
Autoria Francisco Camacho
Consultoria Ezequiel Santos
Fotografia Alípio Padilha, Francisco Levita, José Fabião, Margarida Dias, Nacho Correa, Paula Castro, Pepe Diniz
Design Gráfico Ana Freitas (Many Islands)
Tradução, Revisão e Edição de Francisco Camacho e Ezequiel Santos
Revisão Ezequiel Santos, Francisco Camacho, Lucinda Gomes, Sofia Freitas
Edição EIRA
Produção Executiva EIRA
Agradecimentos Bruno de Almeida, Carlota Lagido, Frank Laubenheimer




