O Rei no Exílio – Remake

Francisco Camacho

22 Mai 2019 / 21h00
Planalto - Festival das Artes
Moimenta da Beira
© Nacho Correa

Em 2013 Francisco Camacho recriou a peça O Rei no Exílio estreada em 1991 e que no mesmo ano lançou a sua carreira coreográfica na Europa, aquando a sua apresentação no Festival Klapstuck em Leuven.

A nova versão deste solo conta mais uma vez com a interpretação de Francisco Camacho e a colaboração de Carlota Lagido, que assina agora uma recriação do figurino que concepcionou para esta peça em 1991. Frank Laubenheimer que tem vindo a colaborar em peça recentes de Francisco Camacho como RIP, LOST RIDE e ANDIAMO! assina um novo desenho de luz.

O Rei no Exílio — Remake é uma peça baseada no último Rei de Portugal D. Manuel II que se exilou em Inglaterra em 1910. Uma peça que opera sobre a nossa memória e de figuras iconográficas, num processo de desconstrução e reconstrução, onde Francisco Camacho expõe um corpo presente que tenta sobreviver a si próprio e uma personagem que é o resultado da justaposição do próprio coreógrafo com Dom Manuel II. A peça desenvolve-se numa linha de tensão de identidades ambíguas e de uma personagem obsessiva, rodeada dos seus vícios triviais, encerrada na sua existência e perdida no vazio dos seus segredos.

É um retrato dum certo Portugal, por vezes irónico, por vezes controverso, onde a solidão e o isolamento são permanentes.

© Nacho Correa

Ficha Técnica


Coreografia e Interpretação Francisco Camacho
Direcção Técnica e Desenho de Luz Frank Laubenheimer
Consultadoria de Voz e Interpretação Fernanda Lapa
Figurinista/Assistente de Ensaios Carlota Lagido
Cenário Philip Cabau
Banda Sonora Carlos Zingaro, Ruy Coelho / Natália de Andrade, Nick Cave
Textos D. Manuel II, António Cabral, Francisco Camacho
Produção EIRA (Lisboa)
Co-produção FIDCU – Festival Internacional de Danza Contemporânea de Uruguay (Montevidéu)
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com a nossa política de privacidade.
aceito