Dança Sem Idade Jornadas 45+
Francisco Camacho
VELHⒶS - © Cláudio Marques.
IDADISMO / PARTILHA / DANÇA / REFLEXÃO / FUTURO
Este momento inicial servirá para recolher contributos para delinear e implementar as acções a decorrer em 2024. Serão propostos para debate temas laborais como a inserção no mercado de trabalho, a oferta de formação adequada, mecanismos de apoio e sustentabilidade, e ainda temas ligados ao exercício criativo como a manutenção física, o enfrentamento de contingências corporais, a actualização de práticas artísticas e modelos de colaboração não hierárquicos. Pretende-se que esta actividade vá realmente ao encontro dos interesses e necessidades deste grupo de profissionais, apelando-se assim à sua participação nesta fase de concepção.
As Jornadas 45+ querem responder à necessidade de plataformas que favoreçam o acolhimento de profissionais de mais idade, contemplando a sua especificidade, a aquisição e partilha de conhecimentos, com a aplicação renovada de ferramentas adquiridas ao longo de carreiras experientes na dança contemporânea.
As Jornadas 45+ organizam-se em 4 encontros, privilegiando a participação de artistas com idade superior a 45 anos, que se cruzam com investigadores em acções de reflexão e experimentação artística. Em 2023, o primeiro encontro prevê a recolha de contributos, identificando núcleos de preocupações e interesses. Pretende-se que esta reflexão conjunta resulte na planificação do trabalho a desenvolver no ano seguinte. Em 2024, os três encontros terão o alargamento em duração e número de participações artísticas e académicas, intensificando-se o espaço dado à experimentação artística, visando um modelo organizativo menos vertical e mais de favorecimento de encontro entre pares. Estarão à disposição vários espaços aptos à prática da dança, escalonados de modo a viabilizar sessões simultâneas pelas quais estará distribuído o conjunto de artistas em grupos de acordo com interesses comuns, cruzando-se e colaborando em processos de pesquisa e experimentação coreográfica, sempre em diálogo com as participações académicas. A EIRA tem interesse e vontade de apoiar posteriormente projectos de criação que possam germinar neste contexto, articulando-os com outras iniciativas suas, como o Cumplicidades – Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa. Os trabalhos serão registados integralmente para um documentário a realizar no término de Dança Sem Idade, um programa objecto de protocolo com a Universidade de Cagliari – Departamento de Pedagogia Psicologia Filosofia, com coordenação de Diego Lasio e Francisco Camacho nas vertentes académica e artística.
Apoios República Portuguesa – Ministério da Cultura|Direção Geral das Artes, CML|Polo das Gaivotas|Boavista
dias 28 e 29 de Outubro – 10h às 17h
orientador: Francisco Camacho
local de realização: Polo Cultural das Gaivotas| Boavista, Rua das Gaivotas 8, 1200-202 Lisboa