E Pur Si Muove

Francisco Camacho

23 Feb
Teatro da Universidade de Belas Artes de Mimar Sinan
Istambul, Turquia
02/23/2019 E Pur Si Muove Francisco Camacho Teatro da Universidade de Belas Artes de Mimar Sinan, Istambul, Turquia

O espectáculo a solo por si interpretado e coreografado contém um olhar retrospectivo e simultaneamente propõe um olhar prospectivo, desenhando novas linhas de investigação artística. Para tal, contribuem as residências realizadas em três continentes. Na Europa, contacta com a história e tradições locais da Sardenha, que informam o seu trabalho em curso, na esteira da presença habitual de um imaginário mediterrânico na sua obra. Na América do Sul, observa a relação portuária no seio das cidades de Montevideo e Buenos Aires. No continente africano, percorre as cidades de Durban, Joanesburgo e Cidade do Cabo, alternando entre entre a costa e o interior, observando um ponto obrigatório da odisseia marítima da história portuguesa e os traços da segregação racial na África do Sul.

Ao longo do processo criativo que ocupou mais de um ano na vida do coreógrafo, explorou as alterações físicas decorrentes da viagem. Encontrando-se em diferentes contextos sociais e culturais, em ambientes físicos e atmosféricos distintos, pesquisa e ensaia os elementos coreográficos não só no estúdio mas também no espaço público e na paisagem circundante. Neste plano, será tido em conta, muito particularmente, a presença da água, do mar e do rio, comum à maioria das cidades onde se desenrola o início da criação. O trabalho de pesquisa propriamente coreográfico é acompanhado pela leitura das narrativas clássicas, das epopeias, a que se juntam alguma literatura de viagem e alguns autores locais. Citem-se a título de exemplo: Homero, Luís de Camões, Dante Alighieri, D. H. Lawrence, Jorge Luis Borges, Juan Carlos Onetti ou Gonçalo M. Tavares.

Ficha Técnica


Criação e Interpretação Francisco Camacho
Cenário e Desenho de Luz Frank Laubenheimer
Operação Técnica Carlos Ramos
Música Original Sérgio Pelágio
Figurinos Carlota Lagido
Assistente de Coreografia David Marques
Residências artísticas Tersicorea T’off (Cagliari,Itália), IUNA – Instituto Universitario Nacional del Arte (Buenos Aires, Argentina) e Dance Forum (Joanesburgo, África do Sul)
Agradecimentos Wolfgang Raab e Robrecht Ghesquiere
Produção EIRA
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com a nossa política de privacidade.
aceito