EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
AND SO?...THE END.

de MARIANA TENGNER BARROS / EIRA




EM CIRCULAÇÃO » AND SO?...THE END.
 




 
(…) Mariana vomita ACABOU! Absorve e regorgita o paroxismo do fim da arte, sombra que atormentará para sempre a sociedade de espectáculo enquanto existir. Mariana está tão farta do fim quanto do início, ou do meio do espectáculo. Vomita também a não-arte, a anti-arte, esse desfecho eternamente adiado que vive deste término anunciado, e que se transmuta em encenação da sua própria finitude, rebeldia vendida a peso de ouro. Comemos e desembuchamos a redução a nada, esse acabar do acabar, anódino cinismo, herdeiro do dandismo decadentista. Todo este trabalho de luto, mal resolvido, demonstra uma cultura que não se consegue emancipar das ruínas da ordem do passado, sinal de tristeza agonizante. Se toda a nossa civilização se recusa a entrar na disposição superior, que mais podemos fazer? Continuamos ainda agarrados aos destroços do naufrágio, sem saber que já não estamos fora de pé. (…)

Nuno Miguel

Ser Brilhante
Uma coisa brilhante.
Comecei a trabalhar a partir da ideia de “Ser Brilhante”. Debrucei-me sobre isto analisando para o que me remetia esta definição, tanto a nível literal, figurativo, (glamour, as roupas brilhantes e excessivas, a festa, o mundo das “estrelas”, celebridades, etc) como a nível do significado da expressão (ser-se extraordinário, bom, esperto, genial, ter sucesso naquilo que se faz, ofuscar, reflectir luz, etc). Interessam-me as contradições nisto tudo, os “reversos da medalha”, como a falha, a decadência, os desejos e expectativas que não são concretizados ou que acabam destruídos, as ilusões, a parte “negra”, oculta, o fim. Fui construindo uma imagem, uma personagem, criatura de uma criação, de uma encenação, que é uma capa, um figurino, um símbolo de um mundo espectacular. A voz anuncia uma verdade, enquanto o corpo mantém uma mentira alicerçada na ilusão. Um excesso de um aparente entretenimento, ataca com investidas para adiar um fim, para manter tudo na mesma, para prolongar uma forma que já expirou.
 

Mariana Tengner Barros

 







© Marco Pires


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Um solo de MARIANA TENGNER BARROS
Assistência Dramatúrgica : ELIZABETE FRANCISCA
Figurinos: ANTÓNIO MV
Produção: EIRA 
Apoios: FORUM DANÇA, TEATRO PRAGA

A EIRA é uma estrutura apoiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL / SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES

 


CALENDÁRIO

Consulte aqui a listagem de datas de apresentações anteriores. Se deseja saber quais são as futuras datas de apresentação deste espectáculo, por favor consulte o nosso calendário.



ÁREA PROFISSIONAL 

Se é programador de um teatro  ou festival, poderá visualizar aqui dois vídeos integrais deste espectáculo. O primeiro vídeo apresenta uma versão deste projecto para apresentação em espaços não convencionais e galerias de arte. O segundo, uma versão deste projecto para apresentação em teatros e auditórios. Para obter as passwords, por favor entre em contacto com Patrícia Lages - EIRA ou Hugo Barros - EIRA. No seu contacto poderá ainda solicitar o envio de fotografias em alta resolução (jpg 300dpi), riders técnicos, biografias e logotipos. Todas as fotografias têm direitos de autor. É absolutamente obrigatório fazer referência ao autor em todos os suportes de divulgação do espectáculo. 

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio