EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
THE TRAP

de MARIANA TENGNER BARROS / EIRA




EM CIRCULAÇÃO » THE TRAP
 






Em THE TRAP Mariana Tengner Barros habita os "corpos do velho glamour ' - divas do cinema e estrelas burlescas do nosso passado - para ter uma conversa com Deus sobre a arte e os mercados financeiros numa peça onde as coisas nunca são realmente o que parecem ser. THE TRAP é uma armadilha dentro de uma outra armadilha - a sociedade do espetáculo.


"THE TRAP surge no sentido de continuar a trabalhar sobre a temática da identidade do corpo e o poder da sua representação na arte e nos media, explorando a sua relevância nos fenómenos sociais da “ fama” , “ aparência” e “ simulacro” .THE TRAP é uma armadilha, sobre a derradeira armadilha (a sociedade do espectáculo) e as aberrações que propõe, a felicidade que induz, o modo como as pessoas se representam e se mostram, as tensões entre “ parecer” e “ser” , o glamour e a sua destruição, o ridículo que emerge nos processos de construção e desconstrução da nossa própria imagem e identidade. Um dos pontos paradigmáticos dessa construção de identidade, passando pelo crivo do “ vencer” e “ conseguir” , prende-se de facto com o fenómeno sócio-televisivo actualmente hiper-acentuado da “ fama” e do “ ícone”. Interessa-me escavar essas maneiras de apresentar e “ enfeitar” o corpo, de o promover com o fim de “ ser-sucesso” (seja o que representar para o indivíduo). Este “ser-sucesso” demonstra ser a manifestação quase patológica da ideologia do progresso/capitalismo. Em derradeira análise, e em tom jocoso, estaremos perante essa longínqua ressaca iluminista, se “ ser-sucesso” for o último patamar do progresso". 

Mariana Tengner Barros 


Espectáculo vencedor do Prémio Europeu de Jovem Coreografia-  PRIX JARDIN D'EUROPE 2013 - AUDIENCE AWARD atribuído  pelo público no âmbito da 30ª edição do ImPulsTanz - Vienna International Dance Festival em Viena - Áustria.  
 






Marco Pires © 2011

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA  

Direcção, concepção e interpretação: MARIANA TENGNER BARROS
Consultoria artística : MARK TOMPKINS 

Assistência à criação: ANTÓNIO MV e NUNO MIGUEL | Video: ANTÓNIO MV e MARIANA TENGNER BARROS | Textos: MARIANA TENGNER BARROS e NUNO MIGUEL | Figurinos: ANTÓNIO MV | Cenografia: NUNO MIGUEL, ANTÓNIO MV e MARIANA TENGNER BARROS  | Música Original: FILIPE LOPES | Apoio dramatúrgico:  JOÃO MANUEL DE OLIVEIRA

Produção: EIRA
Co-produção: CIRCULAR - FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS ( Vila do Conde, PT) 
Projecto financiado pela FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN - APOIO À DANÇA 
 
  

A EIRA é uma estrutura apoiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL / SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES


 


CALENDÁRIO 

Consulte aqui a listagem de datas de apresentações anteriores. Se deseja saber quais são as futuras datas de apresentação deste espectáculo, por favor consulte o nosso calendário.


ÁREA PROFISSIONAL 

Se é programador de um teatro  ou festival, poderá visualizar aqui dois vídeos integrais deste espectáculo. O primeiro vídeo apresenta uma versão deste projecto para apresentação em espaços não convencionais e galerias de arte. O segundo, uma versão deste projecto para apresentação em teatros e auditórios. Para obter as passwords, por favor entre em contacto com Hugo Barros - EIRA. No seu contacto poderá ainda solicitar o envio de fotografias em alta resolução (jpg 300dpi), riders técnicos, biografias e logotipos. Todas as fotografias têm direitos de autor. É absolutamente obrigatório fazer referência ao autor em todos os suportes de divulgação do espectáculo. 

 

 

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio