EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
RIP

de FRANCISCO CAMACHO / EIRA




EM CIRCULAÇÃO » RIP
 

 

 

O coreógrafo Francisco Camacho distinguiu-se pela criação de peças de grupo marcantes da dança portuguesa como “Dom  São Sebastião” e “Gust”. Interrompeu esta vertente de criação desde 2005. RIP é a sua nova peça de grupo que estreou em finais de 2010, sendo destacada como um dos espectáculos do ano pelo Jornal Expresso.

Aqui podemos reencontrar temáticas caras ao coreógrafo, abordadas em registos que vão desde o poético ao irónico, da contenção ao excesso, num espectáculo com uma formalização visual depurada e apelativa, para o que contribui a cumplicidade do cineasta Bruno de Almeida ( vencedor do prémio para melhor realizador no Festival de Cannes, entre outros ), responsável pelo filme projectado.

A ambivalência das figuras constitui momentos de conflitualidade, onde se geram respostas de conformidade, resistência e destruição. São fundamentais certas lógicas cromáticas desenvolvidas com os figurinos e a iluminação. O filme de Bruno de Almeida sublinha essa ambivalência, por justaposição e contradição, pelas paisagens psíquicas que propõe.

Reajustar o olhar na busca de novas possibilidades de sentido é uma das condições de existência deste trabalho, assente na introdução de variações e de alterações, em que participam a ironia e a comédia. A duplicidade do ego e aceitação da renúncia à vida psíquica permitem espaços de projecção em que podemos entreolhar os nossos próprios mundos interiores. Esta criação procura suscitar interrogações éticas em quem está no palco e em quem assiste. É nessa interrogação que se quer habitar neste espectáculo.

João Manuel de Oliveira


FICHA TÉCNICA

Direcção artística  FRANCISCO CAMACHO 

Filme e Som  BRUNO DE ALMEIDA  
Criação e interpretação FRANCISCO CAMACHO, MARIANA TENGNER BARROS, RAFAEL ALVAREZ, TIAGO CADETE 
Figurinos  CARLOTA LAGIDO 
Apoio Dramatúrgico JOÃO MANUEL OLIVEIRA 
Desenho de Luz FRANK LAUBENHEIMER 
Assistente de Ensaios ELIZABETE FRANCISCA 
 

Produção  EIRA 
Co-produção FESTIVAL CITEMOR, DUPLACENA / FESTIVAL TEMPS D’IMAGES 
Apoios ALKANTARA, ASAS DO SUL, EUROCABOS

A EIRA é uma estrutura apoiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL / SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio