EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
HAUTE COUTURE

de RAFAEL ALVAREZ/ EIRA




EM CIRCULAÇÃO » HAUTE COUTURE
 





HAUTE COUTURE é um espectáculo desenvolvido em torno do conceito e técnicas da Alta Costura e do contexto da Alta Moda. Através de múltiplas construções e percursos onde corpo e pele se vestem e despem, o corpo é explorado enquanto superficie, objecto e paisagem, num exercicio de significações entre visibilidade e invisibilidade. Partindo de um jogo sensorial entre mostrar e cobrir, os vários figurinos-pele funcionam como uma espécie de segundo corpo, de invólucro e receptáculo deste(s) corpo(s) objecto, onde fragilidade e espectacularidade coexistem. HAUTE COUTURE, termo francês para Alta Costura usado para designar a criação exclusiva e por encomenda em escala artesanal, utilizando tecidos e materiais dispendiosos, uma atenção extrema dada ao detalhe e acabamentos, uma elaborada técnica manual e prolongados períodos de execução e uma espectacularização do produto acabado destinado exclusivamente ao corpo feminino.
 
Originalmente, o termo foi aplicado ao trabalho realizado pela Maison de Charles Frederick Worth, um inglês que produziu em Paris, em 1858, o primeiro desfile de moda conhecido e, além disso, usando modelos em vez de cabides, outra novidade na época.

Na França moderna, haute couture tornou-se uma denominação que goza de proteção jurídica e que só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões bem-definidos. Todavia, o termo também é usado para descrever toda a produção dos grandes costureiros, seja ela produzida em Paris ou noutras capitais da moda. HC resulta da colaboração entre o coreógrafo/intérprete Rafael Alvarez e Paulo Guerreiro, coreógrafo/intérprete radicado em Bruxelas e foi desenvolvido através de um conjunto de residências coreográficas realizadas entre Lisboa, Évora, Faro e Bruxelas.

Neste espectáculo, Rafael Alvarez inverte o processo habitual de criação, partindo da sua experiência e formação enquanto figurinista, criando 5 figurinos que servem de base conceptual e formal a toda a construção do espectáculo.

 




© Rafael Alvarez 


Direcção artística, coreografia, cenário e figurinos RAFAEL ALVAREZ
Criado e interpretado por PAULO GUERREIRO
DJ set RAFAEL ALVAREZ
Flores PAULO GUERREIRO

Produção EIRA
Co-produção COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE ÉVORA (Évora) 
Apoio em Residência BAINS CONNECTIVE (Bruxelas), CDCE (Évora),  DEVIR/CAPA (Faro), EIRA33 (Lisboa)

Agradecimentos especiais
NANE VANDERPERRE, ELISABETTA TESTA, HUMA ROJO, ANAÏS VAN EYCKEN, STANISLAV DOBÁK, SIMON PORTIGAL, PETER SAVEL, JULIEN DUBOURG, RUDY VIEIRA|FASHION ADVISER & STYLIST.

A EIRA é uma estrutura apoiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL / SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES

 


CALENDÁRIO

Consulte aqui as datas de apresentações anteriores.  Se deseja saber quais são as futuras datas de apresentação deste espectáculo por favor consulte o nosso calendário.



ÁREA PROFISSIONAL 

Se é programador de um teatro  ou festival, poderá visualizar aqui dois vídeos integrais deste espectáculo. O primeiro vídeo apresenta uma versão deste projecto para apresentação em espaços não convencionais e galerias de arte. O segundo, uma versão deste projecto para apresentação em teatros e auditórios. Para obter as passwords, por favor entre em contacto com Patrícia Lages - EIRA ou Hugo Barros - EIRA. No seu contacto poderá ainda solicitar o envio de fotografias em alta resolução (jpg 300dpi), riders técnicos, biografias e logotipos. Todas as fotografias têm direitos de autor. É absolutamente obrigatório fazer referência ao autor em todos os suportes de divulgação do espectáculo.

 

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio