EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
FATIGUES

de RAFAEL ALVAREZ / EIRA




EM CIRCULAÇÃO » FATIGUES
 




 

"Fatigues", corresponde ao termo técnico usado em inglês para designar qualquer uniforme militar utilizado em combate; na forma monocromática (normalmente numa gama cromática entre o verde e o castanho) ou nas cores habituais da camuflagem. A criação de vestuário com padrão camuflado, surge com o exército italiano após a I Guerra Mundial, sendo depois amplamente desenvolvido por diversos países e nações durante a II Guerra Mundial e lançado em especial para unidades de combate de elite, contendo para cada país, padrões e combinações cromáticas exclusivas e em alguns casos codificadas.  

FATIGUES pretende questionar uma certa ideia de masculinidade, propondo uma desconstrução de estereótipos e mitos de uma representação maioritariamente mono-identitária, onde habitualmente e de forma normativa, o Masculino aparece associado às ideias de poder, dominação, força e autoridade. A partir desta pretensa universalidade, Fatigues estabelece um cruzamento com o contexto específico das instituições militares, na forma como estas, estrategicamente, investem no corpo e na sua representação, uma ideia de ordem, disciplina, hierarquia e território. A camuflagem enquanto processo, forma e material, surge aqui como elemento central do desenho coreográfico.






© André Uerba

    

Direcção artística e interpretação RAFAEL ALVAREZ 

 

Produção EIRA (Lisboa)
Co-produção COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE ÉVORA, NÚCLEO DE CRIAÇÃO DO DIRCEU ( Teresina / Brasil)
Apoio POINT EPHÉMERE (Paris / França),  BAINS CONNECTIVES (Bruxelas / Bélgica)   

A EIRA é uma estrutura apoiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL -  SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA / DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES   


CALENDÁRIO 

Consulte aqui as datas de apresentações anteriores. Se deseja saber quais são as futuras datas de apresentação deste espectáculo por favor consulte o nosso calendário.  


ÁREA PROFISSIONAL 

Se é programador de um teatro  ou festival, poderá visualizar aqui dois vídeos integrais deste espectáculo. O primeiro vídeo apresenta uma versão deste projecto para apresentação em espaços não convencionais e galerias de arte. O segundo, uma versão deste projecto para apresentação em teatros e auditórios. Para obter as passwords, por favor entre em contacto com Patrícia Lages - EIRA ou Hugo Barros - EIRA. No seu contacto poderá ainda solicitar o envio de fotografias em alta resolução (jpg 300dpi), riders técnicos, biografias e logotipos. Todas as fotografias têm direitos de autor. É absolutamente obrigatório fazer referência ao autor em todos os suportes de divulgação do espectáculo.

 

 

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio