EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
E PUR SI MUOVE

de FRANCISCO CAMACHO/ EIRA




EM CIRCULAÇÃO » E PUR SI MUOVE
 

 

 

 

O novo espectáculo a solo por si interpretado e coreografado contém um olhar retrospectivo e simultaneamente propõe um olhar prospectivo, desenhando novas linhas de investigação artística. Para tal, contribuem as residências realizadas em três continentes. Na Europa, contacta com a história e tradições locais da Sardenha, que informam o seu trabalho em curso, na esteira da presença habitual de um imaginário mediterrânico na sua obra. Na América do Sul, observa a relação portuária no seio das  cidades de Montevideo e Buenos Aires. No continente africano, percorre as cidades de Durban, Joanesburgo e Cidade do Cabo, alternando entre entre a costa e o interior, observando um ponto obrigatório da odisseia marítima da história portuguesa e os traços da segregação racial na África do Sul.
 

Ao longo do processo criativo que ocupará mais de um ano na vida do coreógrafo, explora as alterações físicas decorrentes da viagem. Encontrando-se em diferentes contextos sociais e culturais, em ambientes físicos e atmosféricos distintos, pesquisa e ensaia os elementos coreográficos não só no estúdio mas também no espaço público e na paisagem circundante. Neste plano, será tida em conta, muito particularmente, a presença da água, do mar e do rio, comum à maioria das cidades onde se desenrola o início da criação. O trabalho de pesquisa propriamente coreográfico é acompanhado pela leitura das narrativas clássicas, das epopeias, a que se juntam alguma literatura de viagem e alguns autores locais. Citem-se a título de exemplo: Homero, Luís de Camões, Dante Alighieri, D. H. Lawrence, Jorge Luis Borges, Juan Carlos Onetti ou Gonçalo M. Tavares.


 

 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA 
 

Coreografia e interpretação FRANCISCO CAMACHO 
Música SÉRGIO PELÁGIO
Figurinos CARLOTA LAGIDO  
Desenho de luz e Direcção Técnica FRANK LAUBENHEIMER
Assistente de Coreografia
DAVID MARQUES
Agradecimentos: WOLFGAND RAAB e ROBRECHT GHESQUIERE
Produção EIRA
Residências artísticas:
TERSICOREA T´OFF (Cagliari,Itália), IUNA - Instituto Universitário Nacional del Arte (Buenos Aires, Argentina) e DANCE FORUM (Joanesburgo, África do Sul)

A música original da autoria de Sérgio Pelágio está disponível aqui.
 


CALENDÁRIO

ESTREIA21 de Novembro de 2014 no Festival "New Age, New Time"Teatro Viriato, VISEU - PORTUGAL

Se deseja saber quais são as futuras datas de apresentação deste espectáculo, por favor consulte o nosso calendário.



ÁREA PROFISSIONAL 

Se é programador de um teatro  ou festival, poderá visualizar aqui dois vídeos integrais deste espectáculo. O primeiro vídeo apresenta uma versão deste projecto para apresentação em espaços não convencionais e galerias de arte. O segundo, uma versão deste projecto para apresentação em teatros e auditórios. Para obter as passwords, por favor entre em contacto com Hugo Barros - EIRA. No seu contacto poderá ainda solicitar o envio de fotografias em alta resolução (jpg 300dpi), riders técnicos, biografias e logotipos. Todas as fotografias têm direitos de autor. É absolutamente obrigatório fazer referência ao autor em todos os suportes de divulgação do espectáculo. 

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio