EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
APRČS LE BAIN

de MARIANA TENGNER BARROS / EIRA




EM CIRCULAÇÃO » APRÈS LE BAIN
 





Para este solo quis trabalhar com um material pouco estável, cuja forma tivesse uma duração curta. Algo que facilmente se transformasse. Parti de uma ideia do processo de envelhecimento em modo fast-forward, a pele a ficar flácida e os cremes a tentarem encobrir, até reverter o processo. Na vida nada fica igual, tudo chega a um ponto em que ou termina, ou se torna numa outra coisa. O corpo está constantemente em mudança, células morrem a cada segundo, há processos infinitos de reconfiguração e adaptação. No entanto temos uma enorme tendência a querer congelá-los, numa tentativa de atrasar um fim e manter uma determinada aparência, que vai de encontro a um modelo de beleza pré-estabelecido para a época.
Tenho uma obsessão e uma grande curiosidade em observar a representação do corpo na arte, o corpo nos media, na publicidade, a sua relevância no culto da “fama” e no fenómeno do “ícone”. Interessa-me escavar nessas maneiras de apresentar o corpo, como esse corpo é depois destruído, os graus de intimidade e exposição que existem, assim como os mecanismos relacionados com formas de “cobrimos” os nossos corpos, como os delineamos e enfeitamos.
O corpo de uma imagem, ou a imagem de um corpo? Eu tento entrar num lugar onde estes convergem, onde eu manipulo a minha própria imagem, articulando o meu estado sendo a “criadora e a criação” (ex: escultora e a escultura) ao mesmo tempo, tentando transcender os meus contornos, a minha identidade, o meu género, e todas as demais “etiquetas” sociais que nos são impostas.
  

Remixing body, body of old, body of now, my body now, forms in my body, ends of my body, body of other, an attempt of body, an empty body, a body cover, ghost body, the body decaying, the body still. Body, still.


Mariana Tengner Barros






Christophe Muller © 2011



Marco Pires © 2011


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Concepção, direcção e interpretação MARIANA TENGNER BARROS
Assistência de criação / apoio dramatúrgico ELIZABETE FRANCISCA
Direcção Técnica e Luzes: NUNO PATINHO 

 
Produção EIRA
Co-produção BUDA KUNSTENCENTRUM KORTRIJK 
Apoios FORUM DANÇA ,
O ESPAÇO DO TEMPO

Agradecimentos LOIC TOUZÉ, CHRISTOPH MULLER, FILIPE VIEGAS 

A EIRA é uma estrutura apoiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL / SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES

 


CALENDÁRIO

Consulte aqui a listagem de datas de apresentações anteriores. Se deseja saber quais são as futuras datas de apresentação deste espectáculo, por favor consulte o nosso 
calendário.
 


ÁREA PROFISSIONAL 

Se é programador de um teatro ou festival, poderá visualizar aqui dois vídeos integrais deste espectáculo. O primeiro vídeo apresenta uma versão deste projecto para apresentação em espaços não convencionais e galerias de arte. O segundo, uma versão deste projecto para apresentação em teatros e auditórios. Para obter as passwords, por favor entre em contacto com Patrícia Lages - EIRA ou Hugo Barros - EIRA. No seu contacto poderá ainda solicitar o envio de fotografias em alta resolução (jpg 300dpi), riders técnicos, biografias e logotipos. Todas as fotografias têm direitos de autor. É absolutamente obrigatório fazer referência ao autor em todos os suportes de divulgação do espectáculo. 

    

 

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio