EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
O REI NO EXÍLIO - REMAKE

de FRANCISCO CAMACHO / EIRA




EM CIRCULAÇÃO » O REI NO EXÍLIO - REMAKE
 

 

 


Em 2013  Francisco Camacho recriou a peça "O Rei No Exílio" estreada em 1991 e que no mesmo ano lançou a sua carreira coreógrafica na Europa, aquando a sua apresentação no Festival Klapstuck em Leuven.

A nova versão deste solo conta mais uma vez com a interpretação de Francisco Camacho e a colaboração de Carlota Lagido, que assina agora uma recriação do figurino que concepcionou para esta peça em 1991. Frank Laubenheimer que tem vindo a colaborar em peça recentes de Francisco Camacho como RIP, LOST RIDE e ANDIAMO! assina um novo desenho de luz.

O REI NO EXÍLIO - REMAKE é uma peça baseada no último Rei de Portugal D. Manuel II que se exilou em Inglaterra em 1910. Uma peça que opera sobre a nossa memória e figuras iconográficas, num processo de desconstrução e reconstrução, onde Francisco Camacho expõe um corpo presente que tenta sobreviver a si próprio e uma personagem que é o resultado da justaposição do próprio coreógrafo com Dom Manuel II.  A peça desenvolve-se numa linha de tensão de identidades ambiguas e de uma personagem obsessiva, rodeada dos seus vícios triviais, encerrada na sua existência e perdida no vazio dos seus segredos.

É um retrato dum certo Portugal, por vezes irónico, por vezes controverso, onde a solidão e o isolamento são permanentes.

 





© Nacho Correa


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Coreografia e interpretação FRANCISCO CAMACHO
Direcção Técnica e Desenho de Luz FRANK LAUBENHEIMER
Consultadoria de voz e interpretação FERNANDA LAPA
Figurinista/Assistente de ensaios CARLOTA LAGIDO
Cenário PHILIP CABAU
Banda sonora CARLOS ZINGARO, RUY COELHO / NATÁLIA DE ANDRADE, NICK CAVE
Textos D.MANUEL II, ANTÓNIO CABRAL, FRANCISCO CAMACHO

Produção EIRA (Lisboa)
Co-produção: FIDCU - FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANZA CONTEMPORÁNEA DE URUGUAY (Montevídeu)

A EIRA é uma estrutura financiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL - SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA / DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES


CALENDÁRIO

ESTREIA: 12 e 13 de Março de 2013 no Teatro Solís, Monteviedo - URUGUAI

Consulte aqui as datas de apresentações anteriores. Se deseja saber quais são as futuras datas de apresentação deste programa duplo de solos, por favor consulte o nosso calendário. 


 

Se é programador de um teatro  ou festival, poderá visualizar aqui dois vídeos integrais deste espectáculo. O primeiro vídeo apresenta uma versão deste projecto para apresentação em espaços não convencionais e galerias de arte. O segundo, uma versão deste projecto para apresentação em teatros e auditórios. Para obter as passwords, por favor entre em contacto com Hugo Barros - EIRA. No seu contacto poderá ainda solicitar o envio de fotografias em alta resolução (jpg 300dpi), riders técnicos, biografias e logotipos. Todas as fotografias têm direitos de autor. É absolutamente obrigatório fazer referência ao autor em todos os suportes de divulgação do espectáculo. 

 

THE KING IN EXILE - REMAKE from EIRA on Vimeo.

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio