EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
LOST RIDE

de FRANCISCO CAMACHO / EIRA & REAL PELÁGIO




EM CIRCULAÇÃO » LOST RIDE
 




 

Francisco Camacho e Sílvia Real tiveram ocasião de se encontrarem no papel de intérpretes ao serviço um do outro. Na década de 1990, ela convidou-o para dançar ao seu lado “Bute-bute”, apresentado pela última vez na homenagem a Mónica Lapa (2002). Em 2005, Sílvia Real concretizou um desejo antigo ao ser intérprete de Francisco Camacho em LIVE|EVIL – EVIL|LIVE  (2005) uma colaboração de Francisco Camacho com Herwig Onghena. Aquele espectáculo foi uma etapa na cumplicidade que vinha de antes e que continuou a crescer. Intercalando a actividade de directora/coreógrafa com a de intérprete, Sílvia Real planeava voltar a ser dirigida por alguém. Convidou Francisco Camacho, considerando o seu interesse pela direcção de intérpretes de Camacho e em particular pela sua abordagem ao movimento.

No formato de solo que ambos têm privilegiado, desafiam-se a trabalhar também em função das diferenças que identificam nas suas propostas. A eles juntam-se Sérgio Pelágio, Carlota Lagido e Frank Laubenheimer. O espectáculo nasce da reunião destes criadores e da articulação das suas distintas práticas artísticas.


Dedicado a Mónica Lapa
 

Em LOST RIDE as figuras criadas por Sílvia Real confrontam-se com o espaço físico e psíquico que as constrange. Estão num espaço artificial e construido, sendo reforçada a ideia de fabricação. Este é um mundo em que já não é possível uma suposta "ordem natural das coisas". O orgânico e o inorgânico hibridam-se, devoram-se, deglutem-se. LOST RIDE habita na tensão, na ilusão das dicotomias e sobre elas oferece a possibilidade de canibalismo. A proposta deste espectáculo implica o desvelar de estruturas contraditórias e uma aproximação às vidas psíquicas. E à sua ausência e condições de possibilidade. 

As figurações em cena traduzem modos de estar progressivamente incompatíveis e precários na sua enunciação. Como se a definição das figurações implicasse forçosamente a incorporação do próprio contexto que a torna possível. Trata-se de habitar e não apenas de um modo de estar.

Esse habitar traduz-se no desfasamento implicando a disparidade e o paradoxo entre sentir e exprimir. As sucessivas cenas revelam diferente camadas, emocionais e físicas, que se ocultam e desocultam. As rupturas, a eclosão, o quebrar das superfícies, acentuam a angústia do fim. Ou será que a angústia nos habita desde o princípio? Ou ainda que a angústia somos nós?
 

João Manuel de Oliveira


  IMAGENS 

 
Isa Silva ©  2011


FICHA TÉCNICA

Concepção e direcção artística FRANCISCO CAMACHO 
Co-criação e interpretação SÍLVIA REA
Música original SÉRGIO PELÁGIO 
Desenho de Luz e direcção técnica FRANK LAUBENHEIMER 
Figurinos CARLOTA LAGIDO 
Cenografia ERIC DA COSTA
Assistente de Direcção TIAGO CADETE
Apoio Dramatúrgico JOÃO MANUEL OLIVEIRA

Uma produção EIRA & REAL PELÁGIO 
Co-produção FUNDAÇÃO CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS - CULTURGEST, TEATRO CINE DE GOUVEIA, CITEMOR, CINE-TEATRO DE SÃO PEDRO ALCANENA, CENTRO DE ARTES DE SINES 

Agradecimentos LEONEL & BICHO LDA, TEATRO NACIONAL D.MARIA II

A EIRA é uma estrutura apoiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL / SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES


CALENDÁRIO 

Consulte aqui as datas de apresentações anteriores. Se deseja saber quais são as futuras datas de apresentação deste espectáculo por favor consulte o nosso calendário.


ÁREA  PROFISSIONAL  

Se é programador de um teatro ou festival, poderá visualizar aqui o vídeo integral deste espectáculo. Para obter a password, entre em contacto com Hugo Barros - EIRA ou Patrícia Lages - EIRA. No seu contacto poderá ainda solicitar o envio de fotografias em alta resolução (jpg 300dpi), riders técnicos, biografias e logotipos. Todas as fotografias têm direitos de autor. É absolutamente obrigatório fazer referência ao autor em todos os suportes de divulgação do espectáculo. 


 

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio