EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
ANDIAMO!

de FRANCISCO CAMACHO / EIRA




EM CIRCULAÇÃO » ANDIAMO!
 




"There must be something curious about the proximity of a volcano."

D.H. Lawrence in "Sea and Sardinia"


O cenário evoca uma cratera de vulcão, remetendo para a iminência da catástrofe assim como para o poder da criação.
Na sua passagem por estas paragens, várias pessoas forjam as suas identidades.
Através das suas interacções iniciais, descobrimos a necessidade mesquinha de quererem o controlo das situações, não perdendo uma oportunidade de dominar os outros. Observando-os, é difícil, todavia, dizer quem controla de facto quem e o quê.
A certo ponto, darão um passo de encontro a um outro ser. Perante esta nova chegada, são desafiados, na sua individualidade e na atenção ao outro. Este gesto levá-los-á ao estilhaçar das personas por si adoptadas, revelando o seu desespero.
Em resposta a uma necessidade de acção, a sua proposta será imaginar e reinventar, será criar.
Uma figura não identificada e ignorada por quase todos eles, olha-nos, a nós espectadores, durante todo o decurso das suas acções.

"Este espectáculo ė dedicado à memória de Paula Massano (1949-2012), bailarina e coreógrafa, que foi uma das pessoas mais influentes no meu percurso profissional. Com ela tive o primeiro contacto com técnicas e abordagens artísticas que desconhecia. Acima de tudo, descobri a improvisação e o papel do intérprete enquanto co-criador, com o acrescido sentido de responsabilidade na construção de um espectáculo, e a satisfação por essa responsabilidade partilhada.

Reside nesse tempo de trabalho com a Paula Massano a fonte do meu maior interesse numa criação de grupo como esta: o desafio e entusiasmo de reunir uma equipa de colaboradores, desde bailarinos e actores até músicos, de teóricos a cenógrafos, figurinistas e desenhadores de luz. É nesta reunião de experiências e visões artísticas diversificadas que se consubstancia a proposta do espectáculo a ser criado. Os diferentes contributos constituem a matéria a partir da qual ele se edifica. É através do diálogo, artístico e profissional, que propomos conjuntamente uma experiência estética que desejamos ser uma resposta possível à observação do mundo, deste e de outros tempos.

Focámo-nos nos comportamentos humanos e nas interacções sociais, nas relações de poder e dominação, exclusão e inclusão, dependência e autodeterminação. Atendemos à complementaridade e simetria no desenvolvimento das cenas; trabalhando igualmente ao nível do indivíduo e do grupo. Explorámos o movimento na tensão entre animal e humano, quotidiano e improvável, melancólico e vigoroso.

Na definição do espaço cénico, optámos por uma ideia de paisagem exterior com material próprio de espaços interiores, um espaço de passagem, em que a ameaça de perigo vai a par de uma relativa frieza ou descaracterização. Para o habitar, ao lado de outras personagens, convocámos figuras de diferentes imaginários, como sejam o mamuthone - do carnaval em Mamoiada, na Sardenha - ou a de um mensageiro - a exemplo da tragédia grega.

Não podíamos, nem queríamos, alhear-nos do contexto específico em que vivemos, local e globalmente. Andiamo! é uma interpelação, necessariamente traiçoeira, àqueles que no palco e fora dele, consideram que as estruturas - e as suas estratégias - que enformam as nossas vidas têm de ser confrontadas."

Francisco Camacho


IMAGENS





© EIRA


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA  

Direcção Artística e Coreografia FRANCISCO CAMACHO

Co-criação e Interpretação ANTONIA BURESI, DAVID MARQUES, ROBERTO MARTINEZ, MARIANA TENGNER BARROS e TIAGO CADETE | Participações especiais CARLOTA LAGIDO E SÍLVIA REAL
Cenário e adereços RAFAEL ALVAREZ | Figurinos CARLOTA LAGIDO | Música Original SÉRGIO PELÁGIO | Desenho de Luz e Direcção Técnica FRANK LAUBENHEIMER

Uma Produção EIRA

Co-produção GUIMARÃES 2012 - CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA ( Guimarães, PT); FUNDAÇÃO CENTRO CULTURAL DE BELÉM (Lisboa, PT), TEATRO ACADÉMICO GIL VICENTE ( Coimbra, PT)

Agradecimentos: DIEGO LASIO, JOÃO MANUEL DE OLIVEIRA e SUSANA BATEL

A EIRA é uma estrutura financiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL - SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA / DIRECÇÃO- GERAL DAS ARTES

Espectáculo dedicado à memória da bailarina e coreógrafa PAULA MASSANO (1949-2012).

Paula Massano nasceu em Angola em 30 de novembro de 1949 e desde os 10 anos vivia em Lisboa. Além da formação em dança, em Portugal e no estrangeiro, estudou arquitetura, sendo muito vincada, nas suas coreografias, a ligação às artes plásticas e à literatura. A sua obra Na Palma da Mão a Lâmpada de Guernica (1981), entre outras, é considerada dos primeiros trabalhos coreográficos de vanguarda no nosso país.



CALENDÁRIO 

Consulte aqui as datas de apresentações anteriores. Se deseja saber quais são as futuras datas de apresentação deste espectáculo por favor consulte o nosso calendário.  


 

Se é programador de um teatro ou festival, poderá visualizar aqui dois vídeos integrais deste espectáculo. O primeiro vídeo apresenta uma versão deste projecto para apresentação em espaços não convencionais e galerias de arte. O segundo, uma versão deste projecto para apresentação em teatros e auditórios. Para obter as passwords, por favor entre em contacto com Patrícia Lages - EIRA ou Hugo Barros - EIRA. No seu contacto poderá ainda solicitar o envio de fotografias em alta resolução (jpg 300dpi), riders técnicos, biografias e logotipos. Todas as fotografias têm direitos de autor. É absolutamente obrigatório fazer referência ao autor em todos os suportes de divulgação do espectáculo.  

 

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio