EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
NO DIGITAL

de TIAGO CADETE / EIRA & RAQUEL ANDRÉ




OUTROS PROJECTOS » NO DIGITAL
 

 



NO Digital é sobre Cartas, as que encontrámos, as que não escrevemos, as que queríamos ter escrito, as que chegámos a escrever, as que nos escrevem, as que estamos à espera, as que nunca vamos receber e sobre aquelas que ainda hoje guardamos.

NO Digital é acima de tudo um coleccionismo de memórias, as que não tivemos, as que lemos e as que criamos...

 

Tiago Cadete & Raquel André

 


NO Digital, apresenta-nos um espaço repleto de centenas de cartas no interior de sacos de plástico cheios de ar, remetendo imediatamente para a memória distante de cartas a sobrevoarem by air mail para chegarem aos seus destinatários que, provavelmente, já não existem. As cartas são talvez um tesouro herdado ou fazem parte de um impulso coleccionista, provocando a curiosidade do espectador, logo desfeita pela redução de todas as personagens que nelas aparecem aos dois intérpretes: Raquel e Tiago são todos os pais e filhos, tios e sobrinhos, primos e primas, cujas palavras, encerradas em sacos de ar, encerram segredos, revelações, curiosidades, notícias, desejos e votos de Feliz Natal. Raquel e André multiplicam-se e reproduzem-se quase infinitamente sem quase mudarem de lugar. Pelo meio, surgem-nos imagens insólitas que sugerem (?) alegorias o que já não poderíamos fazer, escrever as cartas que gostaríamos de ter escrito ou que gostávamos que nos tivessem escrito com uma montanha de canetas Bic encerradas numa caixa de luz, ou travar um duelo de amantes com um objecto que dispara ar.
Mais do que o movimento de Tiago Cadete e Raquel André, com figurinos que remetem vagamente para os de space travellers, o que NO Digital constitui surpresa é como o movimento do espaço, que se vai transformando inesperadamente, se autonomiza às acções dos próprios intérpretes e, determinando-as, as transforma em memórias, como acontece com as cartas que um dia alguém, que nunca conheceremos, leu.

David Antunes







 © Bruno Simão 

 

Criação e interpretação TIAGO CADETE & RAQUEL ANDRÉ
Consultadoria de figurinos CARLOTA LAGIDO
Consultadoria de espaço cénico JOSÉ CAPELA
Apoio à criação BERNARDO ALMEIDA
Fotografias ANDRÉ UERBA
Fotografias de Residência TIAGO BRÁS
Fotografia promocional BRUNO SIMÃO 

Produção: MOLLOY 
Co-produção: EIRA e TEATRO TABORDA
Residências artísticas:  
ESPAÇO EIRA 33, DeVIR-CAPa - CENTRO DE ARTES PERFORMATIVAS DO ALGARVE

Projecto financiado pela  DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES
Apoio à residência GESTÃO DOS DIREITOS DOS ARTISTAS (GDA)
Apoios LIVRARIA TRAMA, MAUS HÁBITOS, OFICINAS DO CONVENTO


CALENDÁRIO

Consulte aqui a listagem de datas de apresentação

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio